Histórico da Escola:

             Em 5 de maio de 1961 foi criada pelo Decreto nº 12.315 a ESCOLA TÉCNICA ELEMENTAR PROFESSOR JUSTINO ALBERTO TIETBOEHL, que funcionou em regime de semi-internato atendendo a uma clientela de 180 alunos na área de aprendizagem industrial. Em 18 de junho de 1962 a Escola passou a ser denominada ESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL PROFESSOR JUSTINO ALBERTO TIETBOEHL.
             
            Em 28 de janeiro de 1967 a referida Escola passou a denominar-se GINÁSIO INDUSTRIAL PROFESSOR JUSTINO ALBERTO TIETBOEHL, atendendo aproximadamente 720 alunos, funcionando assim até 31 de dezembro de 1974.Em 1975 recebeu a denominação de CENTRO DE ARTES, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CACT Nº 10, atendendo cinco escolas do município na Área de Tecnologia oferecendo educação profissionalizante de 5ª a 8ª série: TÉCNICAS COMERCIAIS, TÉCNICAS AGRÍCOLAS, TÉCNICAS INDUSTRIAIS E TÉCNICAS DOMÉSTICAS.
            
             Mais tarde, de acordo com o parecer 324/76 do CEED, estabelece diretrizes para organização e funcionamento de CENTROS INTERESCOLARES ESTADUAIS DE 1º GRAU, atendendo a cinco escolas do interior do município e duas escolas da sede na área de Tecnologia.

            Em final de 1987, com a implantação da Lei 7.004/82 e do parecer 1.000/84, as Escolas que freqüentavam o CIE, optaram pela Preparação Para o Trabalho em sua própria Escola.Surge então, juntamente com a Comunidade Torrense e Professores do CIE, uma Nova Proposta de Ensino, tornando realidade a criação de uma escola de 1º Grau, autorizada a funcionar pelo parecer 532/88.Em 07 de julho de 1988 pelo decreto nº 32.895 recebe autorização de funcionamento como ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU, em Torres, sendo que somente cinco anos depois resgatou sua origem, vindo em 07 de julho de 1993 pela portaria nº 18.526/88 denominar-se ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU PROFESSOR JUSTINO ALBERTO TIETBOEHL.

           Atualmente, a escola chama-se ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUSTINO ALBERTO TIETBOEHL e conta com 62 professores, 13 funcionários e aproximadamente 1.200 alunos distribuídos do 1º ano a 8ª série do ensino fundamental, classes especiais para surdos e EJA_ Educação de Jovens e Adultos.

7 comentários:

CLAUDIO MAHLMANN disse...

Fui professor de Educação Física de 1964 até 1927 desta Escola, onde dei as minhas primeiras aulas na área...
Adoraria rever "amigos e alunos" da época, com Encontro talvez em maio, colocando-me a disposição de uma
palestra da nossa vivência profissi-onal e dicas de saúde...
Abraços, sucessos e quem sabe ?
Ms.Claudio da Costa Mahlmann
neuclam@gmail.com ou 51-37113707

Unknown disse...

Mario Games - top free games online new today. You can play and share for yor friends !

Tadêu Santos disse...

Prezado professor Claudio Mahlmann,
estudei entre 1964 a 1967. Lembro que havia um restaurante com refeições gratuitas. Na época ia de ônibus de Praia Grande depois passamos morar em um tipo de pensão. Fui presidente do Grêmio e participei de um seminário da UNE na SAPT. Gostei da ideia de um encontro com estudantes e professores da época como o Durbam da matemática e Raul da marcenaria por exemplo.
Tadêu Santos
Araranguá SC
48/999850053
tadeusantos@contato.net

CLAUDIO MAHLMANN disse...

Estarei sempre as ordens de um dia ser convidado para dar PALESTRA DE VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS...

Á DIREÇÃO DA ESCOLA TIETBOEHL TENHO SAUDADES DE ONDE INICIEI MINHA VIDA COMO PROFESSOR FOI NESTA QUERIDA ESCOLA, E TENHO LEMBRANÇAS DOS PROFESSORES RAUL, ADRIANO, NILTO, ENEDIR, E DE EX ALUNOS HAMILTON LOBO, VOLNEI RODRIGUES E TANTOS QUE NEM SEI SE AINDA VIVEM...

HOJE APOSENTADO COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E MESTRE EM 3 ÁREAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, NÃO COBRO TAXAS DE PALESTRA NEM DE HOSPEDAGEM. ABRAÇOS E SUCESSOS A TODOS DA TIETBOEHL DE TÔRRES...

Ms.Claudio Mahlmann

CLAUDIO MAHLMANN disse...

COM SAÚDE, SUCESSOS Á TODOS PROFESSORES E ALUNOS DESTA QUERIDA ESCOLA, ABRAÇOS

Unknown disse...

Em 2020 com saúde e uma oportunidade adoraria proferir palestra sobre a minha vida profissional que comecei na Escola Industrial de Torres. Abraços e sucessos a todos colegas e alunos ...

Unknown disse...

Trabalhei na Escola Industrial até 1972 e saudades sempre me acompanharam...